top of page

Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio

Comentário Pessoal

Enquanto terapeuta da fala, as ajudas técnicas têm sido uma mais valia na diminuição da incapacidade, em particular relacionada com as competências comunicativas; são excelentes ferramentas que nos ajudam a desenvolver o máximo potencial de cada pessoa e também dos seus parceiros comunicativos. Ainda há relativamente poucos anos atrás, as ajudas técnicas para a comunicação eram escassas e bastante elementares mas, atualmente, encontra-se disponível no mercado um conjunto de ofertas bastante interessantes e capazes de responderem às necessidades de um elevado número de pessoas. É de realçar que na seleção das ajudas técnicas para a comunicação, vários fatores devem ser considerados, sendo de salientar os fatores individuais (relacionados com o tipo de incapacidade e as necessidades de cada pessoa) bem como os fatores ambientais (necessidades e oportunidades facultadas nos contextos em que será utilizada e pelos parceiros de comunicação). Ao longo da minha experiência profissional pude comprovar que podemos ter a melhor tecnologia, melhor enquadrada com as necessidades e capacidades da criança ou jovem, contudo se o contexto (familiar ou escolar ou comunitário) não lhe der oportunidades funcionais de utilização, de nada serve a tecnologia de apoio... em nada estamos a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da criança ou jovem! Devemos sim investir em ajudas técnicas e tecnologias de apoio à comunicação, estimular que toda a criança e jovem tenha os recursos necessários para poder participar... mas devemos também moldar o meio, os contextos em que a criança ou jovem participa!  

 

Comunicação Aumentativa e Alternativa

As tecnologias de apoio à comunicação têm vindo a desenvolver respostas cada vez mais completas em função das necessidades de cada utilizador. Neste sentido, optou-se por utilizar o software Plaphoons para potenciar as competências comunicativas. Este software apresenta algumas aspetos interessantes: permitir a integração de vários estímulos (fotografias, símbolos, etc), utilizar a Chave de Fitzgerald (categorizando e estruturando os conceitos), permitir gravar as mensagens com a voz de um par, permitir o varrimento, entre muitas outras. Apresento assim um exemplo de um recurso de comunicação aumentativa e alternativa, criado no Plaphoons. Lamentavelmente, não consegui utilizar nenhuma das ferramentas de captura de écran propostas pelo que tive que recorrer ao"prt sc"! Logo que consiga resolver o problema, apresento. 

Mais informações acerca de produtos de apoio

"Produtos de apoio são qualquer produto, instrumento, equipamento ou sistema técnico usado por uma pessoa com deficiência, especialmente produzido ou disponível que previne, compensa, atenua ou neutraliza a limitação funcional ou de participação." INR

 

Para mais informações acerca de produtos de apoio consulte

http://www.inr.pt/content/1/59/ajudas-tecnicas-produtos-de-apoio

http://www.inr.pt/content/1/633/enquadramento-legal

 

A oferta de produtos de apoio é enorme, sendo fundamental a consulta de diversos fornecedores. Apresento o link de alguns dos mais interessantes:

http://www.ac-cat.com/ 

http://www.anditec.pt/

http://www.cnotinfor.pt/

http://www.imagina.pt/produtos/educacao-especial/

http://www.megaserafim.pt/

entre outros.

 

Aproveito ainda para salientar a necessidade de uma avaliação por técnicos especialistas bem como um levantamento de barreiras e necessidades do próprio e dos ambientes mais significativos para que a aquisição dos produtos de apoio se traduza numa efetiva melhoria da qualidade de vida.  

bottom of page